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Não basta ter uma boa idéia, é preciso ter um bom chefe

O melhor de Max Gehringer na CBN, Editora Globo
 
Para quem gosta de ideias geniais, nós estamos comemorando 45 anos de uma das ideias mais simples e mais brilhantes do século XX: o bambolê, que surgiu na Austrália , mas fez fama nos Estados Unidos, com o nome de hula-hoop. O bambolê não foi o brinquedo mais vendido da história, mas foi o que vendeu mais rápido. Em um ano, ele vendeu mais de l 00 milhões de unidades e virou urna espécie de mania em todos os países do mundo, incluindo o Brasil , onde foi produzido pela fábrica Estrela.

O bambolê se tornou assim uma espécie de paradigma das ideias que qualquer empresa gostaria que seus funcionários tivessem. Porque o bambolê tinha três coisas que o faziam ser diferente. Primeiro, ele era ridiculamente simples. Segundo, era absurdamente barato para produzir. Terceiro, não precisava nem ser explicado para o consumidor. Era tão óbvio que qualquer criança de dois anos conseguia entendê-lo.

Agora, imagine por um instante que o bambolê nunca tenha sido inventado. E imagine alguém chegar para o chefe só com uma folha de papel e um círculo desenhado nela. O chefe pergunta: "O que é isso?". E o funcionário responde: "É um aro de plástico, chefe. Para as pessoas ficarem girando na cintura". E o chefe fica olhando para o funcionário. E o funcionário fica olhando para o chefe, com aquela cara ele Michelangelo na Capela Sistina.

Se o chefe for normal , ele vai amassar o papel e mandar o funcionário ir fazer alguma coisa mais produtiva. Se o chefe for esperto, ele vai guardar o papel e depois dizer que a ideia foi dele. Se o chefe for um desses chefes que a gente pede a Deus para ter um dia, ele vai mostrar o desenho para a diretoria e dizer que tem um funcionário genial. A empresa que lançou o bambolê tinha um chefe exatamente assim. Mas ele se aposentou há mais de vinte anos e não deixou muitos seguidores. E é por isso que muito funcionário criativo vive tão frustrado hoje em dia. Eles sabem que não basta ter uma grande ideia. É preciso ter u m grande chefe.
 

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