O que é Teoria dos Jogos
Home  I  Índice   I  Livros  I  Links   I  Download   I  Quem Sou   I  Fórum Log
 
ATENÇÃO - CONFIRA O NOVO SITE WWW.ESTRATEGIASDEDECISAO.COM
(este site não é atualizado mais)

 
O que é Teoria dos Jogos
 
Garrincha: O senhor já combinou com os russos?     
 
Ele não sabia, mas estava raciocinando com a Teoria dos Jogos
 
Conta a lenda que na Copa de 1958, durante a preleção antes do jogo contra a antiga União Soviética, o técnico brasileiro Vicente Feola reuniu os jogadores e combinou a estratégia da partida. Segundo Nelson Correa, foi algo assim [1]:

No meio de campo, Nilson Santos, Zito e Didi trocariam passes curtos para atrair a atenção dos russos… Vavá puxaria a marcação da defesa deles caindo para o lado esquerdo do campo… Depois da troca de passes no meio do campo, repentinamente a bola seria lançada por Nilton Santos nas costas do marcador de Garrincha. Garrincha venceria facilmente seu marcador na corrida e com a bola dominada iria até à área do adversário, sempre pela direita, e ao chegar à linha de fundo cruzaria a bola na direção da marca de pênalti; Mazzola viria de frente em grande velocidade já sabendo onde a bola seria lançada… e faria o gol! Garrincha com a camisa jogada no ombro, ouvia sem muito interesse a preleção, e em sua natural simplicidade perguntou ao técnico: Tá legal, seu Feola… mas o senhor já combinou tudo isso com os russos?

Luis Nassif lembrou bem que "uma das características de qualquer ser humano racional, cartesiano, é a capacidade de prever as consequências de um lance jogado. Até Garrincha, gênio do futebol e escasso em raciocínio, entendia que não existe tática eficiente se não se prever qual será a reação do adversário. O famoso “já combinaram com os russos” é um monumento à boa lógica" [2].

Bem vindo ao mundo da Teoria dos Jogos. Garrincha não foi nada ingênuo. Elaborar uma estratégia significa pensar todas as suas opções considerando as reações do seu adversário. A ciência e arte da Teoria dos Jogos está em oferecer algumas ferramentas formais para antecipar o movimento do outro jogador. Como exemplo, uma dos principais conceitos é "coloque-se na posição do adversário e veja o que você faria se fosse ele".
 
 
O que é Teoria dos Jogos     
 
Uma breve introdução intuitiva
 
O que é Teoria dos Jogos e como ela pode melhorar as suas decisões estratégicas? Teoria dos Jogos é o estudo das tomadas de decisões entre indivíduos quando o resultado de cada um depende das decisões dos outros, numa interdependência similar a um jogo.

Mas primeiro é interessante explicar o que não é Teoria dos Jogos: decidir qual carro comprar, por exemplo. Escolher um automóvel é uma decisão complexa pela quantidade de variáveis a considerar. Além do preço, existem a aparência, estilo, tamanho, motor, conforto, acessórios, etc. Para complicar, sempre há um trade-off: nenhum carro possui exatamente todas as características que você gostou. Seria bom se o carro A, como aqueles acessórios, também tivesse a configuração do motor do carro B. Você pode criar um algoritmo (mental ou via computador) para colocar todas as variáveis e pesos de importância (suas utilidades) e criar um ranking. Entretanto, o exemplo do carro é uma decisão isolada - a decisão é só sua e não há interferência de outros no resultado.



Já a Teoria dos Jogos estuda cenários onde existem vários interessados em otimizar os próprios ganhos, as vezes em conflito entre si. Por exemplo, imagine que em sua empresa você tem dúvidas sobre qual ação tomar para aumentar o seu lucro: reduzir o preço, lançar outro produto ou fazer uma campanha de marketing?

No caso de reduzir o preço, conhecendo a curva de demanda, se abaixar o preço em 3%, sua receita sobe 7% pois vai ganhar market-share. Você calculou a relação de preço versus vendas e, conseqüentemente, a migração de consumidores do produto concorrente para o seu. Mas e se seu concorrente reagir e também abaixar o preço na mesma proporção? Como conseqüência da estratégia dele, o seu ganho, antes imaginado como aumento em 7%, muda para uma perda de 5% pois não aconteceu como você previu.



O resultado (ganho ou perda) de uma decisão depende obrigatoriamente da movimentação dos dois concorrentes, tornando a tomada de decisão muito mais complexa. Por isso, você precisa saber quais são os ganhos ou perdas de cada combinação e identificar quais são os incentivos mais atraentes para seu adversário, sabendo que ele está imaginando quais são os seus ganhos para também tomar uma decisão.

Com essas informações e deduções, reduzir o preço não é uma boa estratégia. Então você imagina fazer uma campanha de marketing. Começa outro ciclo de previsões: como ele vai reagir neste caso? Ao se antecipar as ações do seu competidor, você deve repensar antes de agir e visualizar todas as implicações de cada decisão, e ele fará o mesmo simultaneamente.

Por isso, a melhor recomendação é: antes de tomar uma decisão, coloque-se no lugar do concorrente e imagine qual seria a reação dele dadas as ações e incentivos existentes. Simultaneamente ele fará o mesmo - entender quais são suas motivações e ações para que ele tome a melhor decisão. Este é ciclo sem fim: você pensa que ele pensa que você pensa que ele pensa que....

Teoria dos Jogos é isso: entender que sua decisão não é independente e ambos os ganhos dependem da combinação de muitas ações em cadeia até chegar em um equilíbrio. Este equilíbrio é o chamado Equilíbrio de Nash, em homenagem a John Nash Jr, prêmio Nobel de 1994 e que foi personagem de Russell Crowe no filme Uma Mente Brilhante, ganhador do Oscar de 2002.

Outras analogias interessantes sobre decisões interdependentes são o Dilema da Ponte e o Dilema do Vagão de Trem.


Teoria dos Jogos: o intuitivo agora sistematizado

Pensar no concorrente e nas ações-reações antes agir parece ser muito intuitivo. Você já pensa assim, certo? Então, por que precisaria da Teoria dos Jogos para uma atitude tão óbvia? Resposta: porque a Teoria dos Jogos oferece metodologias que organizam o seu raciocínio nos jogos do cotidiano com seu concorrente, chefe, subordinado, colega de trabalho, cliente, fornecedor, vendedor, amigo, esposa/marido, governo, consumidor e outros.

Nesta caixa de ferramentas existem alguns conceitos estruturados que ajudam na comunicação e no entendimento de como as pessoas decidem. Exemplos:

- matriz de resultados ou esquema de incentivos
- jogos seqüenciais versus simultâneos
- cooperação versus competição
- dilema do prisioneiro e equilibrio ineficiente
- equilíbrio de Nash
- estratégia dominante e backward induction
- jogos repetitivos e estratégia mista
- informação incompleta

Assim como várias teorias de administração ajudam a estruturar o seu pensamento nas decisões competitivas, a Teoria dos Jogos possui modelos formais e exemplos que facilitam o entendimento nas decisões interdependentes, além de facilitar a comunicação e treinamento dos conceitos como qualquer teoria formal. A base da teoria é colocar-se na posição do outro e raciocinar o que você faria em cada situação, modelando todas as interações com benefícios/prejuízos de ambos e daí tomar a melhor ação estratégica.

A Teoria dos Jogos, como disciplina independente, não resolve todos os problemas, mas apresenta vários insights para melhorar seu pensamento estratégico como um elemento complementar das demais Teorias de Decisões. Para se aprofundar e para ser um bom estrategista, é importante unir os conceitos das disciplinas de Estratégia, da Economia Clássica (como preferências e utilidades, resultado esperado, risco e incerteza, free-rider, assimetria de informações) e da Teoria Comportamental (heurísticas e viéses cognitivos). Neste último caso, quanto mais você souber quais são os incentivos e reais motivações do seu concorrente ou parceiro, maiores as suas chances de ganhar o jogo. A união de todos os elementos é uma grande forma para melhorar suas decisões estratégicas.
 
 
Analogia com o Dilema da Ponte     
 
Existe um texto de Don Ross, no site da Stanford Encyclopedia of Philosophy (capítulo de Game Theory) o qual chamei de Dilema da Ponte, que representa bem a essência da Teoria dos Jogos [1]. Imagine que você deseja atravessar um rio que possui três pontes. Assuma que é impossível via natação ou barco. A primeira ponte é conhecida por ser segura e livre de obstáculos, se você tentar atravessar lá, você terá sucesso. A segunda ponte se encontra debaixo de um penhasco de pedras grandes que às vezes caem. A terceira é habitada por cobras mortais.

Agora, suponha que você queira ranquear as três pontes de acordo com facilidade de passagem. Sua tarefa aqui é bastante simples. A primeira ponte é a melhor, obviamente, pois é mais segura. Para classificar as outras duas pontes você necessita de informações sobre seus níveis relativos de perigo. Se você conseguisse estudar a freqüência de queda das rochas e os movimentos das cobras durante algum tempo, você poderia descobrir que a probabilidade de ser esmagado por uma rocha na segunda ponte é de 10% e de ser picado por uma cobra na terceira ponte é de 20%. Seu raciocínio aqui é estritamente paramétrico, pois nem as pedras nem as cobras estão tentando influenciar suas ações, por exemplo, ocultando os padrões típicos de comportamento. É bastante óbvio que você deve fazer aqui: atravessar a ponte segura. Por enquanto, não há envolvimento da Teoria dos Jogos, apenas da Teoria da Decisão, com probabilidades e utilidades.

Agora vamos complicar a situação um pouco. Suponha que a ponte das rochas está na sua frente, enquanto a ponte segura está longe, necessitando uma caminhada difícil por um dia inteiro. Sua tomada de decisão aqui é um pouco mais complicada, mas continua sendo estritamente paramétrica. Você teria que decidir se o custo da longa caminhada vale a pena trocar pelos 10% de chance de ser atingido por uma pedra. No entanto, isso é tudo que você tem que decidir, e sua probabilidade de sucesso depende inteiramente de você, o ambiente não está interessado em seus planos.

No entanto, vamos complicar mais um pouco a situação, acrescentando um elemento que interage com sua decisão, tornando o problema mais intrigante. Suponha que você é um fugitivo e seu perseguidor está te esperando do outro lado do rio com uma arma. Ele vai atirar em você apenas se ele esperá-lo na ponte que você atravessar, caso contrário você consegue escapar.

A medida que pensa qual ponte escolher, seu perseguidor está do outro lado tentando antecipar o seu raciocínio. Agora, parece que escolher a ponte segura seria um erro, uma vez que é exatamente onde ele vai esperá-lo, e sua chance de morrer aumenta. Então talvez você deva correr o risco com as rochas, uma vez que estas probabilidades são melhores. Mas espere ... se você chegou a essa conclusão, o seu perseguidor, que é tão racional e bem informado como você, pode antecipar isso, e estará esperando por você se você fugir das pedras.

Portanto, talvez você deva arriscar com as cobras, que é o que o perseguidor menos espera. Mas, então, não ... se ele acha que você acha que ele menos espera nas cobras, então ele vai esperar mais. Esse dilema, você percebe, é geral: você deve fazer o que o seu perseguidor menos espera, mas qualquer coisa que você ache que ele menos espera, automaticamente é o que ele vai esperar mais.

Você parece estar preso na indecisão. Tudo o que pode consolá-lo um pouco aqui é que, do outro lado do rio, seu perseguidor é preso em exatamente no mesmo dilema, incapaz de decidir qual a ponte esperar porque logo que ele imagina, comprometendo-se a uma, ele vai notar que se pode encontrar uma melhor razão para escolher outra ponte pois pode antecipar essa mesma razão e, em seguida, evitá-la.

São estes tipos de situações em que a Teoria dos Jogos se interessa, onde o resultado depende da decisão conjunta dos jogadores, onde cada um tenta antecipar a escolha do outro. Os "teóricos dos jogos" entendem que existe uma solução racional, isto é, uma melhor ação racional disponível para ambos os jogadores. No entanto, até a década de 1940, nem os filósofos nem os economistas sabiam como encontrá-lo matematicamente. Von Newman e John Nash fizeram grandes contribuições na modelagem matemática destes cenários e faz parte da maioria dos livros didáticos de teoria dos jogos.

Mas o mais importante do legado da Teoria dos Jogos é o raciocínio da antecipação dos movimentos, intuitivo para a maior parte das pessoas no dia a dia, pois a disciplina oferece alguns conceitos e modelos formais que ajudam a estruturar o pensamento. Com a ajuda de "jogos-modelos", ou seja, exemplos de situações e respectivas soluções, você pode usá-los como analogia no seu cotidiano e tomar melhores decisões.
 
 
Analogia com o Dilema do Vagão de Trem     
 
Outra analogia muito útil sobre decisões interdependentes para explicar a essência da Teoria dos Jogos é dada por Thomas Schilling, no livro Choice and Consequence (capítulo What is Game Theory). Batizei este trecho como o Dilema do Vagão de Trem.

Cena 1: Imagine que você está na plataforma de uma estação, pronto para embarcar no trem, e encontra um velho amigo que tem assento reservado em um vagão diferente do seu. Você combina de encontrá-lo no vagão do jantar. Depois de embarcar no trem, você descobre que existe um restaurante na primeira classe e um buffet na segunda classe. Você prefere comer na primeira classe, mas suspeita que seu amigo prefere o carro buffet. Você quer fazer uma reserva que coincida com a dele. Você escolhe a primeira classe ou o carro buffet? (Evidentemente, considere que você não sabe o número do celular dele e não podem ser comunicar).

Cena 2: Imagine agora que você está na plataforma e encontra um amigo que você quer evitar. Suas reservas estão em carros diferentes, mas ele sugere encontrá-lo no jantar. Você fica aliviado quando descobre que existem dois vagões de restaurante, o da primeira classe e o buffet. Se você escolher corretamente, você pode "inocentemente" desencontrar com seu amigo. Você tem que ter cuidado, ele pode imaginar que você quer fugir dele. Normalmente você janta na primeira classe e ele sabe disso. Para qual vagão você faz sua reserva?

Perceba nas duas situações que as decisões de vocês são interdependentes e, portanto, mais uma situação em que a Teoria dos Jogos ajuda na análise. Dois ou mais indivíduos têm escolhas a fazer, possuem preferências quanto aos resultados, e algum conhecimento das opções disponíveis para cada um e sobre as preferências dos outros. O resultado depende das escolhas que ambos fazem. Assim, não há uma melhor escolha "independente" do que se pode fazer. Você depende das decisões dos outros.

Para alguns problemas, como escolher a rota que minimiza a distância de casa para o escritório, você pode chegar a uma solução sem resolver qualquer problema dos outros ao mesmo tempo. Mas nas grandes avenidas e trajetos, porém, você precisa saber o que o outro motorista vai fazer e você sabe que um elemento fundamental em sua decisão é o que ele pensa que você vai fazer. Qualquer "solução" de um problema como este é necessariamente uma solução para ambos os participantes. Cada um deve tentar ver o problema a partir do outro ponto de vista. O que a Teoria dos Jogos faz é ajudar a identificar este tipo de situação de forma prática e intelectual, e tenta propor uma solução conjunta satisfatória para os participantes racionais.

Cada um deve basear sua decisão baseando-se nas suas próprias expectativas e a dos outros. A menos que supomos que um jogador simplesmente tenha expectativa errada, deve haver alguma consistência, não apenas nas suas escolhas/expectativas, mas nas expectativas dos outros. Por isso que a Teoria dos Jogos é o estudo formal das expectativas racionais e consistentes de que os participantes tem sobre as escolhas dos outros. É, porém, abstrato e dedutivo, não estudo empírico de como as pessoas tomam decisões, mas uma teoria dedutiva sobre as condições em que as sua decisão é considerada "racional", "consistente", ou "não-contraditória". É claro que a definição "racional", "consistente" ou "não-contraditória" para decisões interdependentes é em si parte do estudo da Teoria dos Jogos.

Os próximos exemplos mostrarão como analisar algumas situações utilizando empresas, estratégias e valores numéricos para mostrar como a metodologia funciona.
 
 

[1] Nelson Correa, Blog Pô Meu, http://pomeu.com/automobilismo/esqueceram-de-combinar-com-o-lewis/
[2] Luis Nassif, Blog Luis Nassif Online, http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/serra-a-sina-de-ser-vidraca
[1] Site Stanford Encyclopedia of Philosophy, link http://plato.stanford.edu/entries/game-theory/
[1] Choice and Consequence, Thomas Schilling, capítulo 10, What is Game Theory.


Comentários: [Deixe seu comentário] [Ocultar comentários]
Minha filha é viciada em redes sociais, não larga do celular um minuto. Ficava muito preocupado por ela poder estar mantendo contato com gente que eu sequer conhecia. Mas graças ao https://brunoespiao.com.br/espiao-de-teclado que instalei no celular dela, eu consigo ver tudo o que ela faz no aparelho ou com quem conversa.  
Clark Souza - clarksouza2018@gmail.com - 7/10/2020 Votou como Muito Bom
Excelente texto, muita clareza e bom raciocínio.  
MELANIO PEREIRA DA COSTA - melaniocosta@gmail.com - 3/10/2020 Votou como Muito Bom
muito elucidativo
parabéns
saude
 
armando thimoty - armandthimoty388@gmail.com - 17/6/2020 Votou como Muito Bom
parece simples, entretanto, lendo o artigo, e consultando sobre os vários assuntos correlatos, conclui ser muito complexo;  
floriano rocha neto - florianorochaneto@yahoo.com.br - 20/6/2019 Votou como Muito Bom
Ótimo.  
Lavínia Samborski - laviniasamborski@yahoo.com.br - 15/6/2019 Votou como Muito Bom
Muito bem escrito. Gostei.  
bartolomeu amaral - bartolomeuamaral@hotmail.com - 9/6/2019 Votou como Muito Bom
 
Marlene Silva - msenelram52@gmail.com - 6/5/2019 Votou como Muito Bom
 
Marcos vassoleri - marcosvassoleri@hotmail.com - 6/11/2018 Votou como Muito Bom
 
MARIA EDUARDA - - 23/10/2018 Votou como Muito Bom
ótimo material. Parabéns  
Bianca - aguiar-jean@bol.com.br - 21/10/2018 Votou como Muito Bom
Excelente artigo, maneira didática e clara de entender um campo complexo de estudo, parabéns!  
Ian Salmi - ianmorumbi@hotmail.com - 25/8/2018 Votou como Muito Bom
Muito Bom! Me esclareceu as vantagens de se conhecer esta matéria tão significante para empreendedores.  
Janete Barroso de Faria - janetefaria2@yahoo.com.br - 21/8/2018 Votou como Muito Bom
 
Jose Benigno - jmbenigno@hotmail.com - 27/7/2018 Votou como Muito Bom
muito interessante, claro e intelegivel  
arnaldo victor carneiro - arnaldo.carneiro5592@gmail.com - 7/7/2018 Votou como Muito Bom
Muito bom me ajudo bastante!  
Adson dos Reis de Paula - adsonpaula21@gmail.com - 18/6/2018 Votou como Muito Bom
Gostei! Este artigo ajuda a entender mais sobre a teoria.  
Ivan Bassani - ivan.bassani2@gmail.com - 19/5/2018 Votou como Bom
 
ANTONIO PIMENTEL - pimentel.neuro@hotmail.com - 6/5/2018 Votou como Muito Bom
Excelente explanação. Eu não conhecia a Teoria dos Jogos, mas estou vendo que se aplica apenas a situações de dilema entre jogadores.Portanto, gostaria de saber se existe algum caso de aplicação da teoria dos jogos em criação de estratégias para previsão de números em um determinado sorteio, em um jogo que contém um universo considerável de números.
 
EZEQUIEL DE ALMEIDA - rodriguesdealmeida63@yahoo.com.br - 26/3/2018 Votou como Muito Bom
Excelente!  
Pedro Henrique MR - - 12/3/2018 Votou como Muito Bom
 
Júlio - jrodriguesdamotta@yahoo.com.br - 5/3/2018 Votou como Muito Bom
quai sao as teorias



???????????????????????????????????????????????????????????????????????

nao apareceu
 
josefa - - 26/2/2018
Artigo amplo no que se refere a dados iniciais da Teoria dos Jogos.É um tema complexo dado os vários aspectos que deve ser observados com detalhes para reflexão,estudo minucioso para várias jogadas como num tabuleiro de xadrez. O ser humano deixa marcas de atitudes tomadas.É aí que a teoria dos jogos pode ajudar muito. Paciencia,resignação e respeito no trato com as pessoas aplicando a Teoria do Jogos, tem papel importante. A empatia também nos leva ao sucesso. Contudo não devemos esquecer que numa reunião de concorrentes diretos com objetivos saneadores,cooperativos, tomemos uma decisão conjunta para evitar o confronto de uma concorrencia desleal. Tudo combinado na forma de novos procedimentos e grande parte dos elementos dessa reunião, passam a praticar justamente o contrário do firmado em reunião.Mais uma vês a Teoria dos Jogos pode nos ajudar muito ,pois na reunião tivemos olho no olho e muitos já se conheceram e podem praticar a TEORIA com mais probabilidade de sucesso.Teoria dos Jogos é válida.Estou lendo este Artigo na data de 18/01/2018 , importante por ser inicio de novo ano e nova politica que vai mostrar novos caminhos para a retomada do crescimento de todos.Valeu muito cada linha desse Artigo. Parabéns! Obrigado  
Odacir Jose Nicacio - nicacio.ccm@gmail.com - 18/1/2018 Votou como Muito Bom
Ola amigo. Ouvi sobre a teoria dos jogos recentemente em um livro do Dan Brown, Origem, lancado recentemente.

Meus parabens pelo artigo, e desejo que voce consiga alcancar seus objetivos. Abraco.
 
Gabriel Marques - marques.gmcs@gmail.com - 13/11/2017 Votou como Muito Bom
Muito bom!  
Bianca - biancasiqueira1998@gmail.com - 6/11/2017 Votou como Muito Bom
Muito obrigado pela introdução ao assunto...  
André Vinicius - - 27/9/2017 Votou como Muito Bom
 
André Vinicius - - 27/9/2017 Votou como Muito Bom
 
Ubatan Gomes Gurgel - ubatang@gmail.com - 26/8/2017 Votou como Muito Bom
Excelente analogias e informações. Muito útil no dia a dia para nossas decisões. Neste momento buscava refrescar a memória com relação a Teoria dos Jogos, pois estou vivenciando possibilidades de negócios para empresa. E concorrendo em uma "disputa" de clientes com outra empresa.
 
Jeferson Dutra da Silva - jeferson@concept-shoes.com.br - 10/8/2017 Votou como Muito Bom
 
Erikson - - 25/7/2017 Votou como Muito Bom
 
Carlos Simonetti - cassmt48@gmail.com - 10/6/2017 Votou como Muito Bom
Muito interessante.  
Leocir - - 24/5/2017 Votou como Bom
Ótimo...
Texto alto explicativo. Mostra na sua essência e clareza a Teoria dos Jogos.
 
ANTONIO CARLOS MORAES CERQUEIRA - antonio3533@hotmail.com - 20/5/2017 Votou como Muito Bom
ACHEI MUITO INTERESSANTE,FOI MUITO BOM ESTE E EXEMPLOS !!!  
ROSELI - ROSELIFIGUEIREDOBELLOTI@GMAIL.COM - 29/4/2017 Votou como Bom
Excelente!  
Cristiane - - 30/3/2017 Votou como Muito Bom
 
jorge - - 2/3/2017 Votou como Muito Bom
 
Gil Almeida - gfla2011@gmail.com - 17/1/2017 Votou como Muito Bom
 
Júnior Marinho - drmarinho@terra.com.br - 19/12/2016 Votou como Bom
 
Júnior Marinho - rpirondi@hotmail.com - 19/12/2016 Votou como Bom
tom aquiuns 50 reais  
Uli ANNE - - 4/12/2016
 
Mari - marilandleutwiller@gmail.com - 29/11/2016 Votou como Muito Bom
Fácil a explicação textual e bom para os estudos.  
Fabiani - fabianiem@hotmail.com - 26/10/2016 Votou como Bom
 
marcos - marcoshamada@hotmail.com - 27/8/2016 Votou como Muito Bom
Adorei a forma simples de explicar. O exemplo do Garrincha, simplesmente, sensacional!  
Mirian T. Morais - demorais.mirian@hotmail.com - 6/8/2016 Votou como Muito Bom
Diante do exposto concordo plenamente com a abordagem da teoria de jogos e sua projeção a realidade mercadológica em execução,sendo de carater migratório ao âmbito corporativo.Em ampla difusão concernente a tudo aquilo que constitui a organização.  
luis fernando soares - luisfernandoespiritosantounicesumar@gmail.com - 3/8/2016 Votou como Muito Bom
Nos dias de hoje temos que estar sempre atentos como jogar este jogo que minimiza os lucros e todos tem muitas opções mas pouco retorno e se brincar fica no prejuízo.  
M onceição Campos - maracampos10@hotmail.com - 26/7/2016 Votou como Muito Bom
Excelente texto, parabéns.  
Adriano - adrisagax@gmail.com - 30/6/2016 Votou como Muito Bom
 
emanuelbiunda@gmail.com - - 28/6/2016
 
ROSILAYNE - rose.layne.sc@gmail.com - 2/6/2016 Votou como Muito Bom
 
null - - 22/3/2016 Votou como Muito Bom
Acessório é com c.  
João Pimentel - jccpimentel@gmail.com - 28/2/2016 Votou como Bom
Verifico que o presente artigo foi muito bem elaborado e bastante exemplificativo.  
joão gomes da silva - joao-gomes-silv@hotmail.com - 13/2/2016 Votou como Muito Bom
Olá, excelente artigo, claro e simples.

Obs: no penultimo parágrafo, na penúltima linha tem um leve erro de português: "as sua decisão é considerada "racional"(...)". "As sua" está com erro de concordância.

abraço!
 
Carolina - carolina_agostinho@yahoo.com.br - 7/1/2016 Votou como Muito Bom
 
Gabriel - - 5/1/2016 Votou como Muito Bom
 
Luciano Branco Guimarães - lbguimaraes.adv@gmail.com - 29/12/2015 Votou como Muito Bom
 
jurema - adm2012geral@gmail.com - 6/10/2015 Votou como Muito Bom
Texto muito bem elaborado, de fácil entendimento, mesmo para aqueles sem nenhum conhecimento prévio do assunto.  
Luselias lopes - luselias@gmail.com - 11/9/2015 Votou como Muito Bom
muito bom.

indago quando serão disponibilizados os exemplos utilizando empresas?
 
Gluck SV - glucksv@gmail.com - 17/8/2015 Votou como Muito Bom
 
LIANDRO - lianflyer@gmail.com - 13/7/2015 Votou como Muito Bom
 
Cassandra - cassandranaiff@nassau.com.br - 10/7/2015 Votou como Muito Bom
Perfeito! Muito inteligente.  
Eliakim - kim.simoes78@hotmail.com - 3/7/2015 Votou como Muito Bom
Amei os exemplos, achei claro e objetivo.  
FLAVIA ENDRINGER - flaendringer@bol.com.br - 16/6/2015 Votou como Muito Bom
Muito interessante essamatéria!!!  
Maria Salete - saletecostenaro@terra.com.br - 6/6/2015 Votou como Muito Bom
Importante e esclarecedor  
Valeria Wadhy - valeriawadhy@gmail.com - 27/5/2015 Votou como Muito Bom
excelente e magnifico  
zandonaid lago souza - zanlagos@hotmail.com - 25/5/2015 Votou como Muito Bom
 
Silvio - silvio_abril@yahoo.com.br - 25/5/2015 Votou como Bom
Muito instrutivo, adorei o texto...Parabens!  
Cristovam - cristovamrneto@gmail.com - 25/5/2015 Votou como Muito Bom
Muito bom mesmo essa historia das pontes. O interessante é que por ser uma história verídica, traz o realismo a tona de forma fantástica. Parabéns!!!  
Emerson de Souza Campos - emersoncampos.engel@gmail.com - 22/5/2015 Votou como Muito Bom
Gostei, esclareceu, eu vi o Filme, ja havia ouvido sobre teoria dos JOGOS, AS NAO SABIA DO DETALHE DA necessidade de decisões de concorrentes.  
Silvana Morais - silvanamorais@gmail.com - 12/5/2015 Votou como Muito Bom
Estou maravilhado com as duas teorias simples e reais...111  
Ailton - ailtoncta@hotmail.com - 17/2/2015 Votou como Muito Bom
 
ROBERTO MOURA - - 11/2/2015 Votou como Muito Bom
Esse site é muito bom!!!!
Já li muita coisa aqui!!! Muito útil!!
 
Lima - - 21/1/2015 Votou como Muito Bom
O artigo foi bém elaborado e concerteza vai me propornar um melhor entendimento da teoria jogos,na sua aplicação no dia-dia,visto q nossa vida é com um jogo,mas claro q é um um jogo da vida real onde nossas decis são importantissima para o sucesso.  
PAULO ROBERTO SANCHES DE OLIVEIRA - p-sanches-oliveira@bol.com.br - 18/11/2014 Votou como Muito Bom
PERFEITA... é a unica palavra que encontro para descrever a teoria, faz com que você se coloque no lugar de outra pessoa antes de tomar uma decisão, o que na verdade fazemos em nosso dia a dia sem saber que se trata de uma teoria  
Milena - chocolate32@bol.com.br - 15/11/2014 Votou como Muito Bom
Parabéns. Muito simples e ilustrativo. Tenho alunos e vou informá-los a procurar o artigo para análise. Se me permitirem usarei como exemplo dando a fonte de onde tirei os dados. Muito bom.
Parabéns novamente.
Segue meu site aonde escrevo para informação de meus alunos.
Obrigado
http://glauciocosta.wix.com/glauciocosta
 
Gláucio dos Santos Costa - glauciocosta@hotmail.com - 1/11/2014 Votou como Muito Bom
 
suzane - suzanevalerio@hotmail.com - 6/10/2014
 
Pedro - plfetter@uol.com.br - 31/8/2014 Votou como Muito Bom
Caralho, muito legal véi  
trocha da esquina da sua casa - - 20/8/2014 Votou como Muito Bom
Boa matéria, muito bem escrita.  
Leitor - - 8/8/2014
Adorei esse seu livro. Muito bom, e serviu de base pra escrever um texto sobre Teoria dos Jogos. Queria agradecer e me fascinei mais ainda sobre o assunto.  
Paulo Ricardo Gorayeb - paulogorayeb.statisticum@gmail.com - 2/7/2014 Votou como Muito Bom
 
GLAUCO - gcolecionador@yahoo.com.br - 9/6/2014 Votou como Muito Bom
Esse artigo e` muito prestativo!! Foi bem elaborado, so` tenho a parabenizar aos editores do mesmo!!!  
Valter Mazamana - valter31mazamana@gmail.com - 7/5/2014 Votou como Muito Bom
 
josé - xavier.josa@hotmail.com - 31/3/2014 Votou como Muito Bom
Ótima iniciação em Teoria dos Jogos. Explicação clara e conscisa.  
Fábio - fabiomarcos01@gmail.com - 29/3/2014 Votou como Muito Bom
 
Graziela - grazielasaid@hotmail.com - 25/3/2014 Votou como Muito Bom
Interessante artigo, bem simples e objetivo!  
waldemar Claudio Carvalho - waldemarclaudio@hotmail.com - 20/3/2014 Votou como Muito Bom
Muito bom este artigo. Nos ajuda a entender de fato o que significa a teoria dos jogos. A linguagem simples e os bons exemplos, são umas das particularidades do site, fazendo com que o entendimento seja proveitoso.
Parabéns!
 
Wallison - mr-dw@hotmail.com - 19/3/2014 Votou como Muito Bom
O site está de parabéns, o artigo está de facil entendimento muito bem elaborado.
A teoria dos jogos é uma disciplina de extrema importância pois nos ajuda a entender a lógica na horas das decisões estrategicas.
A teoria dos jogos é um assunto complexo no campo de estudos de situações de conflitos, tomada de decisões e desenvolvimento de estratégias.
 
NAYARA KARINA SILVA FERREIRA - nayarakaryna@hotmail.com - 19/3/2014 Votou como Muito Bom
O Que é Teoria dos Jogos?



Conforme o artigo a disciplina Teoria dos Jogos ajuda a entender teoricamente o processo de decisão de agentes que interagem entre-se, facilita a comunicação e o treinamento dos conceitos, apartir da compreensão da lógica da situação em que esta envolvida. Oferece muitas formas de modelar uma situação de interação estratégica quanto de analisar essas situações, após elas terem sido modeladas. Pra isso existem na Teoria dos Jogos o jogo, jogador, a racionalidade, estratégia e a interação. O jogo é toda a situação que existe duas ou mais, entidades em uma posição em que as ações interferem nos resultados de ouro. Já a interação significa que as ações de cada agente, considerados individualmente, afetam os demais. A racionalidade assume que os indivíduos empregam os meios mais adequados aos objetivos que almejam, sejam quais forem esse objetivos. O jogador ou agente é todo aquele que participa e possui objetivos em um jogo. Pode ser um país, um grupo de pessoas, uma organização ou apenas uma pessoa. E finalmente a estratégia que é algo que o jogador faz para alcançar seus objetivos. Busca aumentar os ganhos ou diminuir as perdas. E cada jogador, ao tomar sua decisão, considera que esta terá consequências sobre os demais jogadores assim como as decisões dos demais jogadores terão consequências sobre ele. Isso envolve um raciocínio complexo, sobre o que acha e o que os demais farão como reação as suas ações e vice - versa por isso a melhor recomendação antes de tomar a decisão é colocar- se no lugar do concorrente. Teoria dos Jogos faz é ajudar a identificar este tipo de situação de forma prática e intelectual, e tenta propor uma solução conjunta satisfatória para os participantes.
 
Zeuda - zeuda77@hotmail.com - 19/3/2014 Votou como Bom
A ilustrção é bastante importante para tomada de decisões nas acções interdependetes enfrentadas no nosso dia dia.  
Manuel Carlos Wedeinge - mwedeinge@hotmail.com - 18/3/2014 Votou como Muito Bom
O texto é bem elaborado e rico em exemplos interessantes onde aborda de forma simples os assuntos relacionados em uma leitura clara e agradável.  
Damião Teixeira Soares - damiao190@hotmail.com - 13/3/2014 Votou como Muito Bom
Onde está a caixa de ferramentas??  
Spot - - 3/3/2014 Votou como Muito Bom
Curso de Teoria de Jogos pela universidade Yale, Eua. Várias aulas legendadas em português...

http://www.veduca.com.br/play/4873/economia-teoria-dos-jogos-e-estrategia-equilibrio-perfeito-de-subjogos-parcerias-e-investimentos-estrategicos
 
mordren - joaokko@gmail.com - 23/1/2014 Votou como Muito Bom
 
Anabel Moretto - anabelmoretto@hotmail.com - 13/12/2013 Votou como Muito Bom
Estou interessado em participar como voluntário. Aguardo instruções.  
floriano rocha neto - florianorochaneto@yahoo.com.br - 7/11/2013 Votou como Muito Bom
Por favor, quando a aula for no rio, me convide.  
Sonia maria rezende de miranda - smiranda@centroin.com.br - 1/11/2013 Votou como Muito Bom
Esse site me ajudou bastante preciso fazer um relatório de atividades complementares na faculdade e é exatamente isso que eu procurava.gostaria de ser voluntária.  
Elizete Soares Da Costa - zetinhasoarescosta@gmail.com - 10/9/2013 Votou como Muito Bom
Esse site me ajudou bastante preciso fazer um relatório de atividades complementares na faculdade e é exatamente isso que eu procurava.gostaria de ser voluntária.  
Elizete Soares Da Costa - zetinhasoarescosta@gmail.com - 10/9/2013 Votou como Muito Bom
Ola,meu nome e felipe e tenho 12 anos meu professor mandou fazer uma pesquisa e meu grupo escolhemos falar sobro Jhon Nash, e eu tenho de explicar esta parte, mas eu leio e nao entendo ja li varias e gostaria de saber se teria como de eu aprender melhor pois o que voce falou eu nao entendi muito bem.
Obg...
 
Felipe Delefratti - fedelefrati@hotmail.com - 3/7/2013
Prezado Sr.
Existe literatura sobre teoria dos jogos voltada para loterias dos números?
 
glauco kruger compazzi - gkcompazzi@yahoo.com - 1/7/2013 Votou como Muito Bom
Muito bom! Me ajudou muito a terminar meu trabalho sobre esse tema.  
Leonice - leo.ms08@yahoo.com.br - 30/6/2013 Votou como Muito Bom
Mto bom. Vou fazer uma apresentaçao sobre este assunto hj na faculdade e este sit ajudou mto...parabens..  
marcelinho - marcelo.uzumak@gmail.com - 17/6/2013 Votou como Muito Bom
Sou professor do ensino médio, gostaria de conhecer melhor o assunto.
Gostaria de participar como voluntário.
 
Emanoel F M Pereira - efmpereira@uol.com.br - 16/6/2013 Votou como Muito Bom
Quero participar!  
Denise Duarte - sofia13121@hotmail.com - 21/5/2013 Votou como Muito Bom
 
Ivanir - vane_direito@yahoo.com.br - 6/5/2013 Votou como Bom
Gostaria de ponderar a respeito do desenvolvimento da Teoria dos jogos, sob a pespectiva do jogador. Ou seja, seria necessário o amadurecimento e consolidação dos papéis - personagens (Gestão de Pessoas (papel profissional funcional)); como preliminar do estabelecimento dos cenários ou cases.  
Denner Pereira Santana - dennerps@yahoo.com.br - 1/5/2013 Votou como Muito Bom
Olá, Dr, Fernando, Boa Tarde!
Sou Economista e Esp. em Ciência Política e Estratégia. Estou elaborando um Curso sobre PE e gostaria de colocar seu artigo intitulado "O que é Teoria dos Jogos" como importante elemento enriquecedor do material. O Senhor poderia disponibilizá-lo para mim? Fico no aguardo do seu contato o mais breve possível pois meu material tem que estar pronto até segunda-feria próxima. Desde já agradeço e parabens pelo site. Muito bom!
 
João Geraldino - jgeraldino@yahoo.com.br - 6/4/2013 Votou como Muito Bom
 
demostenes - demostenescordeiro@uol.com.br - 11/3/2013 Votou como Muito Bom
Alô Fernando!

Quero participar, como voluntário, do projeto de desenvolvimento da Teoria dos Jogos para implemntar o Pensamento Estratégico.
Aguardo informações.
 
Miguel Sorolla Neto - msorollaneto@hotmail.com - 25/2/2013 Votou como Muito Bom
Muito bom, parabéns !!  
bruno - - 22/2/2013 Votou como Muito Bom
Não conhecia esta teoria. Achei muito interessante e gostaria de saber mais.
 
Luis Marcelo Seneda - lseneda@yahoo.com.br - 12/11/2012 Votou como Muito Bom
Muito esclarecedor a forma que foi colocado a visão da teoria dos jogos, nota-se que funciona como uma formula para se adequar em varias situações tais como: administrativamente, no Direito , na economia e outros .basicamente poemos entender que trata-se de atitudes a serem tomadas de forma a si encontrar um ponto de equilibrio para ambas as partes envolvidas.
 
ney jose de souza falcão - neyjfalcao@hotmail.com - 31/10/2012 Votou como Muito Bom
Muito bom. Vou utilizar esses conceitos em minhas aulas.  
Eduardo Koga - kogaedu@hotmail.com - 13/10/2012 Votou como Muito Bom
Gostaria de te parabenizar pelo trabalho, apesar de nao ser o meu curso mas que e uma das cadeiras que estou neste momento a ter, fico comovido com a informacao  
Alberto Albino Matos Chapala - chapala73@yahoo.com.br - 4/10/2012 Votou como Bom
Gostaria de te parabenizar pelo trabalho, apesar de nao ser o meu curso mas que e uma das cadeiras que estou neste momento a ter, fico comovido com a informacao  
Alberto Albino Matos Chapala - chapala73@yahoo.com.br - 4/10/2012 Votou como Bom
eu lii e muito bom  
laiane - laiane@hotmail.com - 30/9/2012 Votou como Muito Bom
Muito bom mesmo... parabéns.  
Jorge Parente - jorgeparente33@gmail.com - 9/9/2012 Votou como Muito Bom
Gostei muito desse assunto, se alguém quiser compartilhar alguma informação ou caso prático, favor enviar em meu e-mail, serei muito grato!  
Edvaldo - edyrodd@hotmail.com - 3/9/2012 Votou como Muito Bom
Esta leitura foi muito boa. Parabéns a quem fez. Você é nota mil. Regivania :)!  
Regivania Batista - regivania2000@hotmail.com - 23/8/2012 Votou como Muito Bom
Gostei muito das informações contidas nesta página. Muito obrigada e espero que continuem a nos informar do necessário.  
Ângela Boa Morte - angelaboamorte92@hotmail.com - 9/8/2012 Votou como Muito Bom
Foi bom ter encontrado este comentário. Espero que continuem assim, é uma teoria muito importante uma vez que a concorrência entre empresas no mercado é cada vez mais notória...  
Eugénio Muanda - genialmuanda@hotmail.com - 30/7/2012 Votou como Muito Bom
Muito legal!! Adorei a matéria. Esse assunto é muito bom, principalmente quando encontramos matérias como essa com exemplos práticos e explicações bem definidas.  
LILIANE - LSANT117@HOTMAIL.COM - 15/7/2012 Votou como Muito Bom
Melhor explicação que já li sobre Teoria dos Jogos.  
Cássio Freitas - cascombate@yahoo.com.br - 2/7/2012 Votou como Muito Bom
O dilema da ponte é um ótimo exercício, ficou claro o objetivo da importância dos jogos.  
João Alves - jafreitass@yahoo.com.br - 12/6/2012 Votou como Muito Bom
Excelente material.  
Adriano - amunhoz1@uol.com.br - 18/5/2012 Votou como Muito Bom
Gostei muito da tese pois explica de forma racional a melhor maneira de tomar uma deciçao rápida.  
Argeu Araújo Mota - argeumota@hotmail.com - 16/5/2012 Votou como Bom
Sou muito curiosa sobre esse assunto...adorei o site...estou utilizando (com as devidas referencias)...num trabalho de graduação. obrigado!!!  
Ale Santos - - 13/5/2012 Votou como Muito Bom
Estou NO CURSO DE MARKETING DO PRIMEIRO PERIODO!! A professora de DIREITO EMPRESARIAL nos passou esta pesquisa sobre a teoria dos jogos, pra lermos e resumir e concluir. Gostaria de receber uma ajudar pois tenho pouco de dificuldade pra assimilar a materia que e muito complexa...e ja faz mais ou menos 20 anos que nao sento num banco de escola.Obrigado deste ja!!  
IOLANDA MARIA SILVA TEIXEIRA - draulternani@yhaoo.com.br - 20/4/2012
Não conhecia a teoria dos jogos. Gostei muito do site.
 
Ricardo Scartazzini - ricardoscartazzini@hotmail.com - 3/4/2012
Muito simples a forma abordada.  
Renato Monteiro - rmonteiro81@gmail.com - 17/11/2011 Votou como Muito Bom
Pensei em tudo menos na matemática pra ajudar a tomar decisões. Me interessei muito.  
Marcelo Fidelis - marceloafidelis@gmail.com - 3/11/2011 Votou como Muito Bom
Fernando, parabéns pelo site!
Você poderia por favor me passar o ano em que você escreveu esse artigo? Preciso referenciá-lo no meu TCC (que fala sobre Teoria dos Jogos).
Obrigada!
 
Mariana - mariana.pxferreira@gmail.com - 17/10/2011 Votou como Bom
Muito bom mesmo; uma ótima combinação de clareza e humor.  
Luiz Kacuta - lkacuta@gmail.com - 22/8/2011 Votou como Muito Bom
Sou formado em RI, e este texto mostra a teoria de forma mais simples!! Gostei muito!!!!!!Parabéns!!!!!!!!!!!  
André - - 22/8/2011 Votou como Muito Bom
Puxa vida! Fico me perguntando: como não percebí isso antes? É tão óbvio... No entanto verifico da urgência de utilizá-la defronte de meu espelho. Não o de vidro, mas aquele que reflete meu estado de espírito. O pior é não saber como colocar-me em meu lugar: daquí a pouco, amanhã, mês que vem... Qual estratégia adotar para atuar frente àquela que poderei elaborar adiante? Buscando obter de mim futuro o resultado mais compensador para mim hoje e, principalmente, para mim depois de mim amanhã! E assim sucessivamente... Conhecendo a melhor estratégia para lidar comigo mesmo sempre. Talvez seja esta a parte mais difícil da teoria dos jogos... Todavia, na medida em que esta parte for sendo administrada, provavelmente o índice de acertos quanto às de terceiros tenderá a aumentar.
Será?
 
Gustavo - gustavo@eppo.com.br - 25/7/2011 Votou como Muito Bom
Nossa foi muito útil pra mim como estudante de RI. Tudo muito bem explicado, uma linguagem clara e muito acessivel, gostei. Parabéns.  
Alexandrina Paula - alexapaula@ovi.com - 21/7/2011 Votou como Muito Bom
Bastante interessante e o texto é bem explicativo. Legal.
 
Junior - jr_matiax@hotmail.com - 18/7/2011 Votou como Muito Bom
Gostei muito de com foi explicado o assunto. Uma linguagem clara, descomplicada e de fácil entendimento. Ótimo.  
José Otávio da Silva - joseotavius@yahoo.com.br - 16/7/2011 Votou como Muito Bom
Como se antecipar às tomadas de decisão de outras pessoas e outros bichos? Existe resposta para isso? Sugiro uma reflexão, ouvir sua voz interior, e quando se sentir preparado, agir simplesmente.  
Roberto Abranches - roberto.abranches@gmail.com - 18/6/2011 Votou como Bom
Achei excelente! Da até vontade de jogar RPG e cursar RI, rss  
Guria - lickerstars@hotmail.com - 18/6/2011 Votou como Muito Bom
O site está ótimo e os textos bem interessantes. Uma pergunta: e quando o comportamento humano viola a premissa de racionalidade (escrevi sobre isso no meu blog http://atematicos.blogspot.com/2011/05/predictably-irrational.html).
Mais uma vez parabéns!
Abs.
 
Lucas Oliveira - lucasgui@gmail.com - 16/6/2011 Votou como Muito Bom
Parabéns pela explicação  
Nili Siedschlag - fita@dentariamanchester.com.br - 1/6/2011 Votou como Muito Bom
perfect!excelent  
yrho nakashima - yrho.nakashima@ibest.com.jp - 25/5/2011 Votou como Muito Bom
adoreiiiiiiiiiiiii...simples e objetivo....  
suellin - - 10/5/2011 Votou como Muito Bom
Excelente. Ã simplificação dá orientação mais prática para
a realidade do dia a dia, tendo em vista a complexidade dos
denmais artigos escrtios sôbre o equilibrio de Nash.
 
Cyro Baptista Leone - cyleone64@hotmail.com - 5/5/2011 Votou como Muito Bom
eu gostei muitooo  
eder - eder_rconrado@hotmail.com - 27/4/2011 Votou como Bom
Muito bem explicado e de fácil entendimento !  
willian nogueira - willian.financas@hotmail.com - 7/4/2011 Votou como Muito Bom
ÓLA GOSTEI MUITO DA LINGUAGEM, FICOU SIMPLES DE ENTENDER E COM CERTEZA AJUDOU-ME MUITO NA MINHA PESQUISA, CONTINUEM ASSIM COMESTA LINGUAGEM QUE TODOS POSSAMOS COMPREENDER, VOU FICAR VISITANDO ESTE SITE PARA AS MINHAS PESQUISAS VALEUUU  
JOSÉ EDSON FERNANDES DE SOUSA - edson.jefs@bol.com.br - 6/3/2011 Votou como Muito Bom
Muito bom para trabalhar os papeis de conciliador/mediador!  
Rachel Pessoa - rachelpessoaoliveira@gmail.com - 3/2/2011 Votou como Muito Bom
A TEORIA DO JOGO É UMA SITUAÇÃO DE COMPETIÇÃO ENTRE DOIS JOGADORES OU MAIS, CADA UM ADOPTA A SUA ESTRATÉGIA, SEM QUALQUER CONHECIMENTO PRÉVIO DA ESTRATÉGIA DO OUTRO...  
Albertino Mendes - - 1/2/2011 Votou como Muito Bom
Muito bom mesmo! Alguém aí me indica algum livro.  
Allan de Sousa Soares M.Sc - allansoares007@gmail.com - 30/1/2011 Votou como Muito Bom
Excelente! Mas, indo um pouco mais longe, se conflitarmos a Teoria dos jogos com a Teoria Economica Clássica de Adam Smith, em que o individualismo é a imposição reinante, percebemos que Nash está afirmando que toda a tomada de decisão pode ser mais benéfica se tomada para o bem do grupo, como uma equipe de futebol cheia craques, porém não joga em equipe. Isto derruba toda a teoria clássica de Smith.
Seria o socialismo da economia. Acredito que Nash acabou se tornando um tanto perigoso para os capitalistas, não é mesmo?
 
Marcelo - mpclezar@gmail.com - 24/1/2011 Votou como Muito Bom
Muito bom! Teoria dos Jogos é uma assunto de suma importâcia. Gostei do artigo, parabens.  
Hugo Monteiro - dennison.hugo@hotmail.com - 21/1/2011 Votou como Muito Bom
A teoria dos jogos é muito útil para o conciliador/mediador extra e judicial. WSPinheiro.  
walter dos santos pinheiro - pinheiroadvocacia@aasp.org.br - 2/1/2011
Muito bom, linguagem de fácil compreensão.
Vai me ajudar nas atividades de Teoria dos Jogos.
 
G - pessoamg@hotmail.com - 21/12/2010
Parabéns pelo site.
Assuntos de "qualidade" e abordados de forma clara e sucinta.

 
Hudson Machado - hmachado@romi.com - 17/12/2010 Votou como Muito Bom
Bela explicação sobre o que é teoria dos jogos, faço graduação em marketing e confesso que foi difícil de entender pra que servia.

Muito Grato
 
Wellington Rodrigues - wellington_rodrig@hotmail.com - 9/12/2010 Votou como Muito Bom
Matéria passada de forma clara e simples.
Muito Boa!!
 
Anderson Correa - andersoncorreaa@gmail.com - 2/12/2010 Votou como Bom
Gostei da literatura, foi clara e objetiva, mas tem falta de uma parte para exercicios de consolidação. oOrigado  
Enoque langa - elanga@edm.co.mz - 26/11/2010
congratulaçoes pela iniciativa  
souza - brunobrigui@ig.com.br - 15/11/2010 Votou como Bom
Gostei da materia, pois ela e bem explicativa.  
Roberto Filipe - Roberto_filipe@Ibest.com.br - 14/11/2010 Votou como Muito Bom
adorei esse texto vai me ajudar muito no meu seminario sobre a Teoria dos jogos..Muito bom!  
Elane Sousa - e.lane.sousa@hotmail.com - 12/11/2010 Votou como Muito Bom
gostei imenso do texto esta bem explicado e de facil compreensao.  
miguel simone saize - miguelsaize@yahoo.com.br - 11/11/2010 Votou como Muito Bom
Gostei muito do filme  
ricardo - rsilvino@terra.com.br - 25/10/2010 Votou como Muito Bom
Excelente, vou usar com os meus superiores....  
Ade miranda - adenilson.miiranda@bol.com.br - 17/10/2010 Votou como Muito Bom
A teoria me ajuda em diversas situações, especialmente no trabalho e na vida afetiva, já que estamos em um momento de concorrência o tempo todo.  
Ana Maria Monteiro - - 13/10/2010 Votou como Muito Bom
Um texto de fácil compreensão.  
Aith Silva - aithjanosyan@hotmail.com - 20/9/2010 Votou como Bom
Gostei da explicação de maneira simples e direta.  
Elizeu Barboza - uezileazobrab@hotmail.com - 20/9/2010 Votou como Muito Bom
Gostei da explicação de maneira simpes e direta.  
Elizeu Barboza - uezileazobrab@hotmail.com - 20/9/2010 Votou como Muito Bom
Ótimo, perfeito, não é tão simples por em prática como parece, mas com um pouco de dedicação nos acostumaremos com isso. Gostei!!!!  
Wilson - wildez03@hotmail.com - 10/9/2010 Votou como Bom
Com esta explanação ficou mais tranquilo entender a teroia e sua aplicabilidade nas empresas.  
Julio - juliobruxel@gmail.com - 21/8/2010 Votou como Muito Bom
O texto ajudou-me bastante a esclarecer algumas dúvidas.
Valeu, obrigado!!
 
Jefferson - jefferson@hotmail.com - 18/8/2010 Votou como Muito Bom
Muito consistente a matéria para uso no meu Trabalho de conclusão de curso.  
Eric Thiago - ericthiago7@yahoo.com.br - 31/7/2010 Votou como Muito Bom
Muito bom seu matérial, vou utilizar em minhas aulas de Teoria...gostaria de saber quem é o autor...Abs  
Anis Mary Frietas de Souza - anis_souza@yahoo.com.br - 28/7/2010 Votou como Muito Bom
Texto muito bom. Informativo, didático e muito bem resumido!  
RC Teixeira - rcparr@hotmail.com - 9/7/2010 Votou como Muito Bom
Muito bom! Vai me ajudar muito com meu trabalho.  
camila Frota - camilacelistre1@hotmail.com - 11/6/2010 Votou como Bom
Muito enriquecedor o seu texto.
Vai ajudar bastante na minha monografia.
 
Gleidetania Santos - gleydh@hotmail.com - 1/6/2010 Votou como Bom
Bom texto, elucidativo!!!!  
gugu - asdads@gmail.com - 23/5/2010 Votou como Muito Bom
Excelente resumo sobre tema que requer conhecimento para ser explicado. Parabéns.  
Ari - amachado@hotmail.com - 13/5/2010 Votou como Muito Bom
Era tudo que eu buscava, legal mesmo!  
Bertulina Martins - bertulina_martins@yahoo.com.br - 30/4/2010 Votou como Muito Bom
Lembra aquela figura onde uma garça está engolindo uma rã, e esta por sua vez está apertando o pescoço da garça para não ser engolida. A rã pensa: "se eu soltar, ela me engole". E a garça: "Se ela soltar meu pescoço, fujo". Tal impasse teria solução se cada uma pudesse captar o pensamento da outra. O desafio é conhecer o adversário.  
Nivaldo Campana - ncamp@uol.com.br - 16/4/2010 Votou como Muito Bom
É... foi dito tratar-se de uma breve Introdução intuitiva. Breve, porém clara e objetiva, que norteia e disciplina nosso raciocinio estratégico. Ótimo começo. Agora é só aglutinar outras disciplinas com foco e acuidade. Parabéns!  
waldir araujo pereira - zelus.vix@terra.com.br - 14/4/2010
Ótimo. Voce aplica no seu dia a dia a teoria dos jogos. Muito 10!!!  
Eliane - enailecarioca@hotmail.com - 13/4/2010 Votou como Muito Bom
Muito bom esta explicação, tive um trabalho de defesa de ciencia politica e fui questionado sobre a teoria dos jogos e tentei dar alguma explicação.  
Luis - larsonmanuel@hotmail.com - 1/4/2010 Votou como Bom
Muito bem explicado! =D  
Laís - laislodi@yahoo.com.br - 9/3/2010 Votou como Muito Bom
O texto é simples e direto, nos instiga a aprofundar os conhecimentos a respeito.  
Jonathan Santos - jonathanopq@yahoo.com.br - 25/2/2010 Votou como Muito Bom
Bom! esta bem explicado,mas como todo trabalho tem que saber"Matematica","Variavies"...Tem que estudar pra se fazer um jogo bem elaborado.E é sempre bom incluir detalhes do assunto coisas que não sabemos.  
Priscila - priscilahenrique06@hotmail.com - 25/2/2010 Votou como Bom
Muito bom, a clareza nos leva à conclusão do assunto com simplicidade...  
Alex Queiroz - cunhadequeiroz@hotmail.com - 19/2/2010 Votou como Muito Bom
É ótimo! Resume bem com clareza!  
Paulo Augusto - paulo.augusto1992@hotmail.com - 12/2/2010 Votou como Muito Bom
Simples, facil de compreender.
Tudo ficou muito mais claro depois de ler este texto!
Obrigada. :D
 
Ana Silva - aanitaa5@hotmail.com - 6/2/2010 Votou como Muito Bom
Simples e eficaz. Obrigado.  
Milton Eiti Sato - miltonsato22@hotmail.com - 5/2/2010 Votou como Muito Bom
Olá, boa tarde! Meu recado é na verdade um agradecimento.
Estou cursando essa disciplina (teoria dos jogos) e o texto que acabei ler me ajudou a compreender melhor o que é Teoria dos Jogos e a importância dessa ferramenta dentro das organizações. Muito obrigada!
 
Lindinalva Barroso de Oliveira - nalva-lindy@hotmail.com - 4/2/2010 Votou como Muito Bom
Dá um panorama amplo e fundamental do assunto. Gostei.  
Carlos Lessa - callceb@ig.com.br - 21/1/2010 Votou como Muito Bom
Gostei muito quando encontrei este site que dá instruções simplificadas sobre a Teoria dos Jogos. Valeu!!!  
Hermerson S. Veloso - hsveloso@oi.com.br - 2/1/2010 Votou como Muito Bom
Serve com estimulo esclarecedor das estrategias com resultados surpreendentes no mercado. Facilita a compreençao dos movimentos politicos, sociais e comerciais.  
Carlos Gutembergue Fonseca - guiature@gmail.com - 24/11/2009 Votou como Razoável
SOU SOCIOLOGO E GOSTO MUITO DE ESTUDAR SOBRE A TEORIA DOS JOGOS.....  
JOEL MESQUITA - MESQUITHAINFORMATA@HOTMAIL.COM - 2/11/2009 Votou como Muito Bom
Gostei muito da leitura TEORIA DOS JOGOS.  
Viviane Ribeiro - vivianeribeirod@hotmail.com - 9/10/2009 Votou como Bom
 


Deixe seu comentário sobre este artigo
  • (atenção com maiúsculas e minúsculas)
  • Should be Empty:
 
 
 
 
 
Follow teoriadosjogos on Twitter
 
Deixe seu comentario
 
Explore no site:

Artigos
Livros
Links
Download
Quem sou eu
Forum de Discussão
 
 
 


Direitos Reservados Fernando Barrichelo