Por incrível que pareça, o valor de seguir um sonho não está no reconhecimento, na fama, ou no dinheiro, apesar de que muitas pessoas acreditam nisso e vivem como se fosse assim. O valor de seguir um sonho está nos detalhes do nosso dia a dia, no jeito que acordamos, se estamos animados ou desanimados, se sentimos uma preguiça terrível para sair de debaixo do cobertor ou se pulamos felizes pelo novo dia que nos espera, no jeito que tratamos a nos mesmos e aos outros, se nos sentimos amigáveis e generosos ou se ficamos com inveja e nos comparando com cada pessoa que na nossa frente.
O valor de seguir um sonho está nessa felicidade que nos permite passar horas fazendo o que gostamos, sem ter noção do tempo, e que nos dá autoconfianca de nos sentirmos satisfeitos com o que temos. Porque o nosso sonho, por melhores, inteligentes, competentes ou dedicados que sejamos, provavelmente vai demorar um tempo para virar realidade, porque as coisas não acontecem de um dia para o outro (e que bom que é assim, senão nos desviaríamos de todas as lições de perseverança que são tão valiosas).
É no caminho que conseguimos desenvolver as competências que precisamos alcançar esse sonho. Se focarmos só no dinheiro e na fama, nosso sonho pode virar só um outro objeto de desejo que achamos que precisamos alcançar para sermos felizes. E, como no caso de qualquer outro objeto de desejo que logramos ter, seja um brinquedo, uma roupa, um gadget ou um carro novo, a novidade passa e logo voltamos a ficar envolvidos naquilo que achávamos que conseguiríamos fugir – o tédio do nosso dia a dia quando estamos fazendo algo que não gostamos de fazer.
|