As pessoas se interessam mais pelo lado humano que pelas posses, posições ou salário.
Aprendi isso com um famoso orador que apresentei numa palestra. Antes da conferência, ele chamou-me de lado e disse: "Quer me fazer um favor? Quando for me apresentar, não diga nada sobre minha cultura, minhas relações e coisas desse tipo. Quero que a platéia esteja receptiva desde o comecinho. Neste papel escrevi algumas coisas que gostaria que voce contasse ao publico." No papel, estava escrito o seguinte:
1. O orador tem cinco lindas filhas loiras, ruivas e morenas. Ele as mantém isoladas de gente como vocês. 2. Serviu no Pacifico durante a Segunda Guerra Mundial como Inspetor da Aeronáutica e tudo o que realmente inspecionou foi só ar. 3. Nunca tocou em uma bola de golfe mas, três vezes por semana, faz exercícios de halterofilismo. Seu sonho é tornar-se o homem mais forte do mundo. 4. O maior negócio que fez na vida foi numa cama de hospital - não pensem que se casou com a enfermeira. Ele vendeu 6.000 janelas de alumínio para um novo hospital. 5. Seu lema é: "Cedo pra cama, cedo levantar, trabalhar muito e se anunciar"
Depois da palestra ele me disse que achava o "hobby"" de alguém muito mais interessante que os títulos ou diplomas. As pessoas querem saber coisas humanas, pessoais, a respeito dos outros. Esteja certo que assim você consegue ser rápido e com pletamente aceito. Seja humano.
O lado humano é o lado interessante. O público leitor está sempre imensamente interessado no lado humano das celebridades. Querem saber o que elas comem de manhã, que divertimento preferem, quais os nomes dos filhos, como são os casos de amor, etc. Ninguém está duro, frio e formalmente interessado nos fatos. Todo mundo quer é saber se você é humano. |