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Quando só fixar meta já funciona

Psicologia nas organizações, Paul E. Spector, 2006, Editora Saraiva, pag 314
 
Este caso refere-se a um programa de controle de roubos com base em metas.

O dr. Summers, doutor em psicologia organizacional em 1997 pela Universidade do Sul da Flórida, é vice-presidente da Mediappraise Corporation, uma empresa que presta serviços em psicologia organizacional (...). Antes de ajudar a fundar esta empresa, o Dr. Summers tinha seu próprio consultorio, e um dos seus projetos foi ajudar uma organização a lidar com roubos praticados por funcionários.

Uma cadeia de restaurantes fast-food pediu a Summers que projetasse um programa para controlar os roubos em seus restaurantes. Nessa empresa, os roubos praticados por funcionários representavam um problema maior do que os assaltos em si. Esse cliente queria fazer algo aos funcionários que estivessem roubando comida para si próprios ou dando-a aos amigos de graça. Summers investigou a situação e ajudou algumas equipes de funcionários, representando diferentes restaurantes, a aplicar seis tipos de intervenções.

O procedimento de fixação de metas era relativamente simples. Em cada restaurante, o gerente dava a um pequeno grupo de funcionários a responsabilidade de controlar os roubos de um item em particular, como peitos de galinha. Foi ensinado ao grupo como descobrir o número de peitos de galinha que estivessem faltando a cada dia, e difiniu-se também uma meta específica para reduzir esse número.

A empresa descobriu que o programa de fixação de metas era eficiente na redução do número de roubos. O que ninguém conseguiu saber foi porque isso deu certo, uma vez que os funcionários não receberam instruções sobre o que fazer para reduzir os roubos, eles apenas receberam uma meta.

É possível que os membros do grupo estivessem praticando os roubos e eles simplesmente tiveram de parar, ou que os membros do grupo soubessem quem estava praticando os roubos e os tenha pressionado a parar. Por último, o programa direcionou a atenção ao problema, e, conforme discutido anteriormente, essa é uma das formas pela qual a fixação de metas melhora o desempenho.

Não importando porque deu certo, esse caso demonstra que a fixação de metas pode ser uma forma efetiva de afetar o comportamento. Frequentemente, os gerentes precisam apenas definir um objetivo e, então, permitir aos seus funcionários que descubram uma maneira de alcança-lo.
 

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